quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Desde a Sombra

Desde a Sombra, de Juan José Millás
Editorial Planeta - 16,95€

Um romance magistral, poderoso e intimista. Juan José Millás prova mais uma vez que é um mestre da escrita. 

Desde a Sombra é uma análise crua das fobias e receios dos nossos dias, focando o medo de falhar como pessoa. O autor considera este livro a sua obra mais política. 

Damián sente-se confuso desde que perdeu o emprego. Um dia comete um pequeno furto numa feira de antiquários e esconde-se dentro de um armário. Antes que consiga sair, o armário é vendido e enviado para o quarto de Lucía e Fede, onde Damián acaba instalado, como se fosse parte do móvel. A habilidade com que leva a bom porto, uma premissa impossível, mas plausível, ainda que inverosímil, confere a este romance uma tensão extraordinária. Assim do seu esconderijo, Damián observa a família. Consegue aproximar-se do coração de Lucía, dos seus temores e sonhos e, ao fazê- lo, sente-se por fim respeitado e apurará do que é capaz para se sentir vivo.

A pressão social e económica a que estamos sujeitos, devido à crise, acaba por nos transformar, quer queiramos ou não, em pessoas como o Damián, o protagonista, que são arrastadas para depressões profundas e outras que se colocam em situações de risco.

Galardoado em 2008 com o Prémio Nacional de Narrativa (pelo romance O Mundo), Juan José Millás, um dos mais reconhecidos e premiados autores ibéricos, brinda-nos agora com uma história que novamente toca as fronteiras entre a realidade e a ficção. 

Sobre o Autor Juan José Millás:
Juan José Millás, nasceu em Valência, em 11946. É autor de inúmeras obras, vencedor de vários prémios onde se destacam (Prémio Planeta 2007 e Prémio Nacional de Narrativa 2008), pela sua obra O Mundo que o consagraram como um dos grandes escritores da actualidade.
Também se dedica ao jornalismo onde é cronista regular do diário El País, a sua prosa jornalística, várias vezes premiada, gerou tantos leitores fiéis, tal como nas suas obras literárias.
Numa escrita psicanalítica e profunda, mas igualmente vívida na criação de ambientes, o autor criou uma obra ímpar traduzida em 23 línguas.

Sem comentários:

Enviar um comentário