sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O que pedir ao Pai Natal #XXIV

Portugal é história, tradição, património.
Terra Lusa também.
E é para recomendar, recomenda-se português!
A Terra Lusa inspira-se naquilo que de melhor temos e cria produtos 100% originais, 100% portugueses, aliando a melhor tecnologia ao design intemporal dos símbolos lusitanos.

Deixamo-vos aqui algumas sugestões, bem portuguesas.
1. Relógio Lenço de Namorados da Terra Lusa.
Colecção  - composta por um relógio, uma caixa para óculos, um mini guarda-chuva, um leque, um eco saco e um pano de limpeza - inspirada "nos lenços senhoris do séc. XVII - XVIII, adaptados depois pelas mulheres do povo, dando-lhe consequentemente um aspecto característico.
Antes de tudo, eles faziam parte integrante do traje feminino e tinham uma função fundamentalmente decorativa. Eram lenços geralmente quadrados, de linho ou algodão, bordados segundo o gosto da bordadeira.
Mas não é enquanto parte integrante do traje feminino que nos interessa o seu estudo, mas a sua outra função, não menos importante, e da qual vem o nome: a conquista do namorado.

A moça quando estava próxima da idade de casar convencionava o seu lenço bordado a partir dum pano de linho fino que porventura possuía ou dum lenço de algodão que adquiria na feira, dos chamados lenços da tropa.
Para realizar esta obra, a rapariga utilizava os conhecimentos que possuía sobre o ponto de cruz, adquiridos na infância, aquando da confecção do seu marcador ou mapa.

Depois de bordado o lenço ia ter às mãos do "namorado" ou "conversado" e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente ou não, que se decidia o início duma ligação amorosa.
Os lenços carregam consigo, por isso, os sentimentos amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação, a amizade, etc.
Os erros ortográficos que, muitas vezes, se encontram nos textos dos lenços antigos explicam-se pelas características da pronúncia minhota transcrita foneticamente por quem tinha um domínio imperfeito da escrita da língua portuguesa. Relativamente aos lenços bordados a ponto de cruz, pelas moças senhoriais, os erros são menos evidentes e frequentes."


2. Relógio Bordado de Viana do Castelo, da Terra Lusa.
Não há nada melhor do que oferecermos mimos no Natal. Ainda para mais se poderemos, através deles, redescobrir as maravilhas que esconde Portugal.
Esta colecção é uma verdadeira ode ao espírito natalício, pelo calor das cores e pela homenagem que representa do nosso património, que representa um dos bordados tradicionais mais belos do país, o Bordado de Viana do Castelo, com origem nos bordados a lã dos trajes regionais, que encanta pela sua ingenuidade e graça natural.
Não vai ser possível resistir a estes artigos, de utilidade diária, com este padrão deslumbrante. E pensAando no país, é uma forma de celebrar a riqueza da nossa cultura.
Sobretudo desenvolvido nas freguesias rurais, este bordado a lã, muito utilizado no traje tradicional, tem uma origem mais antiga, convivendo com outros tipos de bordado mais recentemente incorporados no têxtil decorativo.

3. Relógio Renda de Bilros da Terra Lusa.
Colecção composta por um relógio, um leque e um eco saco.
Plenamente assumidas pela comunidade, consciente do seu valor cultural e do significado social associado à sua manufactura as Rendas de Bilros de Vila do Conde constituem uma realidade efectiva (e afectiva) que resulta da longa tradição do local do seu fabrico. ( Graça Ramos - CRAT in Rendas de bilros de Vila do Conde)
Terra de calafates, marinheiros e pescadores, Vila do Conde é o mais importante centro de construção naval em madeira e possui o maior núcleo piscatório do País. Diz o povo que "onde há redes há rendas" e, seguramente desde o século XVI, aqui vivifica, como actividade fortemente implantada, a produção de renda de bilros.

Embora com origem controversa, a técnica da manufactura das rendas de bilros poderá ter sido trazida do norte da Europa por marinheiros e comerciantes que, então mantinham com a Flandres importantíssimas relações comerciais.
Divulgada de Norte a Sul do país, radicando-se mesmo no interior é todavia em Vila do Conde que se assiste ao aprimorar desta técnica, identificável nos desenhos de difícil execução e nos motivos que, a par e passo, recordam o mar ( in Rendas de Bilros de Vila do Conde edição da Câmara Municipal de Vila do Conde )
Estes conceitos temáticos da Renda de Bilros são uma homenagem às rendilheiras, à perícia do manusear dos bilros, ao fascínio das rendas criadas, à longa tradição local no seu fabrico, ao seu papel real e simbólico na vida da cidade, a uma história que se escreve desde o século XVII.

4. Mini Guarda-Chuva da colecção Lenço de Namorados da Terra Lusa.

5. Leque da colecção Bordado de Castelo Branco da Terra Lusa.

6. Pano de Limpeza em micro fibra da colecção Lenço de Namorados da Terra Lusa.

7. Eco Saco da colecção Bordado de Castelo Branco da Terra Lusa.

Poderão conhecer mais acerca da colecção aqui:
Página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/terralusa/

Sem comentários:

Enviar um comentário