terça-feira, 11 de outubro de 2016

A Conquista do Brasil 1500-1600

E se afinal tudo o nos foi contado nos livros escolares sobre a descoberta e colonização do Brasil não foi bem assim? Thales Guaracy, escritor e jornalista brasileiro revê a História do Descobrimento do Brasil e os seus principais personagens. «A CONQUISTA DO BRASIL 1500-1600» é uma obra fundamental, capaz de mudar a maneira como encaramos o nascimento do maior país de língua portuguesa. Alia conhecimento profundo a um texto leve, fluido e fácil de entender, ao mesmo tempo que conduz o leitor por uma das mais extraordinárias aventuras humanas, da épica aventura de Portugal pelo "Mar Tenebroso" à violenta ocupação nas terras então incógnitas do Novo Mundo.


A CONQUISTA DO BRASIL 1500-1600, de Thales Guaracy
Editorial Planeta - 16,95€

Como um caçador de homens, um padre gago e um exército exterminador transformaram a terra inóspita dos primeiros viajantes no maior país da América Latina. 

A partir de documentos originais, esta obra fundamental revê a História do Descobrimento do Brasil e os seus principais personagens.
Entre eles estão João Ramalho, o desterrado que se adaptou à vida com os índios e fundou uma dinastia de mestiços caçadores de escravos;
Os jesuítas, que aplicaram as implacáveis directrizes da Inquisição contra uma coligação de «hereges» – os franceses protestantes e seus aliados canibais;
E nativos como Cunhambebe, líder da resistência indígena, que apavorava os portugueses colonizadores porque, literalmente, devorava os inimigos.

«[...] Um desses mitos sustenta que o brasileiro seria um povo pacífico, tolerante e cordial, que aceita de forma resignada as transformações políticas, sem sangue e sem sofrimento. Não é isso que se vê logo ao longo dos capítulos de A Conquista do Brasil. Essa é uma história violenta,
cruel, repleta de sangue e sofrimento – como a de qualquer outro povo em qualquer outro período da história da humanidade.”»

«Este livro merece ser lido.»
Laurentino Gomes, autor de 1808

Sobre o Autor Thales Guaracy:
Thales Guaracy, 52 anos, é escritor, jornalista e editor. Trabalhou em alguns dos principais órgãos de comunicação social do Brasil, entre os quais a Veja, a Exame e O Estado de São Paulo. Como escritor, lançou mais de 20 livros: romances, contos e poesia, além de reportagens e outras obras de não ficção. 

Já nas livrarias.

Sem comentários:

Enviar um comentário