sexta-feira, 27 de maio de 2016

A Admirável Aventura de Mandela contada aos mais jovens

Editorial Planeta - 13,30€

Pela primeira vez, um livro que conta aos mais jovens a história de Mandela, escrito por uma autora portuguesa.

Vem conhecer Nelson Mandela e a aventura admirável da sua vida, que mudou um grande país de África e se tornou um exemplo para o mundo inteiro de como a paz é possível, se todos quisermos mesmo!

Quando somos vítimas de injustiças, ficamos zangados – é natural.
Mas é preciso alguém mesmo extraordinário para fazer da zanga de muitos uma enorme maré de boa vontade, e transformar um país muito zangado numa nação em que todos trabalham para a paz e o bem de todos.
Um exemplo que resgata a nossa fé nos Homens e em nós próprios, na nossa capacidade de fazermos a diferença, para melhor, se assim o decidirmos.
Um livro com fantásticas ilustrações da ilustradora Sandra Lavandeira, escrito numa linguagem acessível, especialmente dirigido aos mais jovens e a todos os que queiram conhecer o lado humano de um herói dos nossos dias.

Mandela, o Nobel da Paz que soube ultrapassar cor, raça, religião e diferenças culturais ou políticas para ser um exemplo para o mundo.
Mandela, o homem que, como o próprio diz, não é, nem quer ser, nenhum santo.

Sobre as Autoras:

Maria Inês Almeida
Jornalista de formação e em regime free-lancer, mãe de um menino, José, que é uma fonte de inspiração, dedica-se também à autoria de livros infanto-juvenis. Em 2005 recebeu o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas. Começou a escrever para jovens ao publicar uma colectânea de histórias para crianças escritas por políticos: Contos Pouco Políticos. Passou de seguida a ser ela própria a autora das histórias, e nunca mais parou! Até à data, publicou cerca de 30 livros para crianças e jovens, entre os quais uma colecção de aventuras, em parceria com o jornalista Joaquim Vieira, «Duarte e Marta», várias biografias juvenis de personalidades
culturais portuguesas e estrangeiras e também livros para os mais pequenos, como Quando Eu For... Grande, com ilustrações de Sebastião Peixoto, lançado pela Planeta, nomeado para melhor livro infanto-juvenil pela SPA em 2011 e que conta já com edições na Colômbia e na China. Este livro, como vários outros da autora, é recomendado pelo Plano Nacional de
Leitura.

Sandra Lavandeira (ilustradora)
Na primeira pessoa:
Nasci em Abril de 1965 em Buenos Aires, na Argentina. Aí, estudei desenho, coisa de que sempre gostei. Quando terminei a Faculdade, fiz uma longa viagem pela América do Sul: conheci muitas cidades e fiz muitos desenhos e amigos. Em seguida, passei outro ano na Patagónia, a aprender como se vivia no campo, num clima muito frio. No regresso, aprofundei os estudos de ilustração infantil na Oficina de Cómic do mestre Alberto Breccia, durante 3 anos. Há quase quatro anos que moro com a minha família no Brasil, numa
pequena vila à beira-mar, ao sul da Baía, chamada Arraial d’Ajuda.
Ilustrar a história de Mandela – como antes a de Malala, também para a Planeta –provocou em mim muitas emoções, mas sobretudo fez-me pensar que os bons sentimentos nos modificam e ajudam o mundo e as pessoas a melhorar!
Ilustro livros para crianças desde 1994, para editoras da Argentina, EUA, México, Colômbia, Equador, Nicarágua, Brasil e, agora, Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário