sexta-feira, 15 de setembro de 2017

A Céu Aberto

Do mesmo autor de A Bibliotecária de Auschwitz chega um romance biográfico absolutamente imperdível sobre uma das grandes figuras do século XX:
Antoine de Saint-Exupéry, o autor de O Principezinho, um dos pioneiros da aviação.

Um romance apaixonante, muito bem documentado, graças ao cuidado equilíbrio entre a acção trepidante e a subtil emotividade projectada pelo olhar de Saint-Exupéry sobre o mundo, a perfeita caracterização das personagens e a recriação do ambiente tanto dos salões parisienses e dos círculos literários nova-iorquinos como o universo que rodeou aqueles lendários aviadores.
Uma celebração da essência da literatura numa narrativa de amizade, de sonhos impossíveis, de amor, de paixão, do prazer de voar e descobrir do céu, um planeta bonito carregado de mistérios. Conhecido principalmente pela sua faceta de escritor e pela obra O Principezinho, poucos sabem que o escritor foi um piloto exímio e que contribuiu de forma decisiva para abrir novas rotas na aviação.
A Céu Aberto conta as incríveis proezas de três grandes amigos, figuras míticas do século XX, que marcaram a história da aviação, sendo, também, uma homenagem ao autor de O Principezinho, um escritor inolvidável que soube ver a realidade com olhos de criança.
Um retrato intimista e biográfico desta grande figura histórica, as suas amizades, os seus amores, os círculos literários onde se movia, os seus medos, a sua coragem e os seus anseios. 

A acção decorre numa época histórica em que os totalitarismos grassam na Europa, e França começa a temer a ameaça alemã, e como estes homens se transformam em pilotos de guerra. 

A Céu Aberto, de Antonio Iturbe
Planeta - 20,95€

França, anos de 1920.
Só os melhores pilotos são aceites em Latécoère.
Entre os eleitos estão Jean Mermoz, Henri Guillaumet e Antoine de Saint-Exupéry, três heróicos aviadores que abriram as primeiras linhas de negociação de correio em rotas inexploradas. Nenhuma distância era demasiado extensa para eles, nenhuma montanha demasiado alta: as cartas devem chegar ao seu destino.
Quando aterram, enfrentam as turbulências da vida, num século dilacerado pelas guerras.

Sobre o Autor:
Nasceu em Saragoça (Espanha) em 1967 e cresceu em Barcelona.
Publicou os romances Rectos Torcidos (2005) Dias de Sal (2008) e A Bibliotecária de Auschwitz (2012), obra vencedora do Prémio Troa «Libros con Valores».
Dedica-se há mais de vinte anos ao jornalismo cultural e actualmente dá aulas na Universidade de Barcelona e na Universidade Autónoma de Madrid. 

Sem comentários:

Enviar um comentário