terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O Que Faria Eu Se Estivesse No Meu Lugar

Este é um livro que não é uma entrevista, mas sim uma série de conversas sem guião, que vão tecendo o pensamento de António Lobo Antunes ao fio da cumplicidade criada com o jornalista e subdirector do Jornal de Negócios, Celso Filipe. Uma visão intimista de um de um dos maiores escritores da actualidade que ajuda a conhecer o homem que é escritor, a perceber o que o satisfaz e o atormenta, a descobrir as suas influências e embirrações, os amigos, as recordações, o método de escrita.

Um livro que nenhum leitor e admirador de António Lobo Antunes dispensará na sua estante.

À bolina e sem fronteiras pelo pensamento de um dos maiores escritores contemporâneos – a escrita e a posteridade vistas do lugar de uma amizade conversável.
Para memória futura.

Planeta - 16,10€

«Este não é um livro do António Lobo Antunes nem um livro sobre o António Lobo Antunes. É uma mistura de ambos, construído a partir de dez conversas que tiveram lugar entre Abril e Agosto de 2016. Quando o escritor me desafiou a fazermos um livro juntos, a tentação subsequente foi a de estabelecer um plano, cada conversa com um tema, por exemplo, a linguagem, a família, o amor, os amigos. A ideia caiu à primeira conversa. Começámos na metalinguagem e acabámos no lápis partido de George Simenon. Era impossível, absurdo, estúpido até, colocar margens no diálogo. A partir daí, o plano passou a ser não ter plano. Três, quatro, cinco perguntas preparadas e depois ir ao sabor do momento, procurando atravessar as portas que as palavras iam deixando entreabertas.» 

António Lobo Antunes é hoje o escritor português vivo com maior dimensão nacional e internacional no campo da Literatura. O livro inclui uma lista actualizada das obras e dos prémios literários do autor.

Celso Filipe nasceu em Setembro de 1964. Considera-se afortunado porque tem duas terras que o preenchem: Lisboa, de onde é natural, e Grândola, onde a sua vida começou a fazer sentido.
Empenha-se, embora de forma inconsequente, em seguir o lema de Agostinho da Silva: «não faço planos para a vida, para não atrapalhar os planos que a vida tem para mim».
Frequentou o curso de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa. É jornalista desde 1986 e exerce actualmente o cargo de subdirector do Jornal de Negócios.

Já nas Livrarias!

Sem comentários:

Enviar um comentário