quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Democracia

Bertrand Editora - 18,80€

Este livro transporta-nos através de uma aventura visual em forma de banda desenhada ao berço da criação da Democracia.

Os autores desenham a partir da História, usando como referência obras de historiadores contemporâneos e seus antecessores. Mas como fazem questão de afirmar os autores, «Democracia não é apenas um romance histórico», é a «história de pessoas como nós que, ao longo da História, se vêem obrigadas a enfrentar as vagas destes acontecimentos cataclísmicos – e fazer sentido do que lhes acontece». 

Maratona, 490 a.C.: Na véspera da batalha pela independência e pela sua recém-criada e revolucionária forma de governo (a que chamam «democracia»), os soldados atenienses conversam. Um deles, Leandro, conta aos camaradas como chegou até ali – como testemunhou os abusos dos velhos regimes tirânicos, a sua corrupção e brutalidade, e também a emergência de um novo sistema político que daria voz igual a todos os cidadãos. Fala dos poderes estrangeiros que se imiscuem no governo da cidade-estado – como Esparta e a Pérsia – e da coragem de uma ideia capaz de mudar o mundo. Conseguiria esta ideia triunfar? A batalha do dia seguinte daria a resposta…
Uma história cativante (com base nas fontes históricas clássicas) sobre as origens da democracia – que tem muito a ensinar-nos sobre o seu futuro.

Sobre os Autores:
Alecos Papadatos trabalhou como animador, director de animação e storyboarder para algumas das maiores empresas europeias de animação entre 1984 e 1994. Presentemente, escreve e desenha comics para dois dos principais jornais atenienses. É autor de Logicomix, uma das novelas gráficas de maior sucesso crítico e comercial dos últimos anos. Vive em Atenas com a família.

Abraham Kawa leciona Estudos Culturais na Universidade do Egeu, com foco em novelas gráficas e ficção de género. É autor de vários livros de ficção científica e terror, bem como de diversos ensaios académicos na sua área de especialização.

Annie Di Donna trabalhou como animadora em diversas produções internacionais, e é colorista e diretora de arte de renome.

Os autores desta novela gráfica estarão em Portugal na próxima semana para participar no Amadora BD - Festival Internacional de Banda Desenhada.
No dia 22 de outubro pelas 17h00 será apresentada a obra com a presença dos autores Alecos Papadatos e Abraham Kawa. 

Nas livrarias a partir de 14 de Outubro

Sem comentários:

Enviar um comentário